quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Prefeitura de Jardim de Piranhas assume o desafio e adere ao Selo Unicef

Pela primeira vez, um prefeito de Jardim de Piranhas teve coragem de assumir o desafio de concorrer ao Selo Unicef, iniciativa baseada na mobilização social pela garantia dos direitos da infância e adolescência. Na última edição, apenas 47 municípios do RN conseguiram atingir a meta, mas essa é a menor preocupação do prefeito Elídio Queiroz que quer aproveitar o momento para potencializar todos os seus serviços em favor desse grupo social o que, consequentemente, atingirá positivamente todas as áreas.

O evento de lançamento da Edição 2013 - 2016 do Selo Unicef Município Aprovado, foi realizado pelo Governo do Estado e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) com a presença de autoridades de vários municípios. A iniciativa é um reconhecimento internacional para os municípios que atingem bons resultados por meio de ações que proporcionam uma melhoria na qualidade de vida das crianças e dos adolescentes. Além de fortalecer a gestão municipal, o Selo também torna possível a avaliação quanto à qualidade das políticas públicas desenvolvidas em cada município.


A secretária de Educação, Ália Eine de Queiroz Damásio, representou o prefeito na solenidade. Ela reconhece que o desafio é grande, mas corrobora da mesma opinião de Elídio da necessidade de um esforço a mais para a conquista da excelência. “Essa é uma administração que pretende fazer mudanças reais, está sendo assim com a Cultura e na Educação, será assim na execução de obras e agora no desenvolvimento de ações pelo alcance de objetivos nas áreas de educação, saúde, proteção e participação social da crianças e do adolescentes”, destacou Ália Eine.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Mais de 200 mulheres são atendidas durante Dia Rosa em Jardim de Piranhas

O Dia Rosa realizou 203 atendimentos em mulheres de 17 a 87 anos nesta segunda-feira, 21, em Jardim de Piranhas. A iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde permitiu que muitas mulheres realizassem exames pela primeira vez ou aprendesse a fazer o autoexame. Do total de mulheres atendidas, 183 mulheres realizaram exames de mama e 20 o preventivo de câncer de colo do útero. No final, foram autorizadas 35 mamografias que serão realizadas em regime de urgência.

Levantamento da Secretaria Municipal de Saúde observou que a maior procura pelos procedimentos foi de mulheres entre 41 e 50 anos, seguida por mulheres de 31 a 40 anos. Entre os casos suspeitos a prevalência foi na mama esquerda. Esta foi a primeira vez que a Prefeitura de Jardim de Piranhas realizou um evento nesta dimensão. Este foi o motivo, segundo o coordenador da Estratégia Saúde da Família, George Pereira, que reuniu tantas mulheres e curiosos durante os atendimentos desta segunda-feira. “O evento foi muito positivo e elogiado pela população. Atendemos muitas mulheres que nunca tinham feito uma auto-avaliação”, contou, lembrando que os atendimentos continuam até o dia 31 de outubro, só que nas unidades básicas de saúde.

A ação dentro da programação internacional do Outubro Rosa começou às 8h da manhã com uma caminhada pelas ruas da cidade. Em seguida, uma estrutura foi montada em plena praça pública para atender as mulheres. A iniciativa foi tão positiva que os trabalhos entraram pela noite. Para simbolizar a campanha contra o câncer de mama foram instaladas tendas, sala de espera e refletores rosa. As pacientes que aguardavam na fila assistiram palestras sobre autoexame e a importância da prevenção contra o câncer. 







segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Secretaria de Saúde faz Caminhada Rosa em Jardim de Piranhas

A Prefeitura de Jardim de Piranhas realizou na manhã desta segunda-feira, 21, a “Caminhada Rosa” com objetivo de chamar atenção da sociedade para a prevenção contra o câncer de mama. A iniciativa, dentro da programação internacional do Outubro Rosa, foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde e reuniu dezenas de mulheres que saíram às ruas da cidade com balões e laços rosas, cor símbolo da campanha, em um grande “apitaço”.

A caminhada saiu depois das 8h da manhã do Centro de Referência à Assistência Social (CRAS) em direção à Praça Plínio Saldanha, onde estão sendooferecidos exames clínicos da mama por enfermeiras e médicos das 9h30 às 16h e exames citopatológicos (preventivos) das 17h às 20h30.
Desta terça-feira, 22, até o dia 31 de outubro, as ações continuam nas Unidades Básicas de Saúde onde serão oferecidos exames clínicos para prevenção do câncer de mama e do colo do útero. A campanha que tem como tema “um toque que vale uma vida” quer ampliar a discussão sobre o tema entre as mulheres de Jardim de Piranhas e fazê-las mais conscientes quanto à necessidade da prevenção.
Fotos: Alex Maia





 




Prefeitura faz festa para homenagear os professores de Jardim de Piranhas

Palestra, lançamento de livro, teatro, música ao vivo e muito mais. Foi assim o evento em homenagem aos professores de Jardim de Piranhas realizado neste sábado, 19, pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Esta foi a primeira vez que os educadores da cidade receberam uma homenagem da Prefeitura pela passagem do seu dia, acontecido no dia 15 de outubro. O evento começou depois das 19h nas piscinas de Adson com a participação de dezenas de professores, diretores, coordenadores e autoridades.

O prefeito Elídio Queiroz preferiu participar do evento entre os convidados como entusiasta, deixando toda a atenção para os servidores. Estavam com ele a secretária de Assistência Social, Cristina Queiroz, o vice-prefeito Naná da Farmácia, o Chefe de Gabinete João Dutra e o secretário de Meio Ambiente, Jair Elói. A secretária de Educação, Alia Eine de Queiroz Damásio, deu as boas vindas e apresentou o avanço da pasta com alguns resultados conquistados por meio dos vários projetos em desenvolvimento.

A parte cultural começou com o lançamento do livro Cruviana do jornalista José de Paiva Rebouças. A obra reúne escritores de vários lugares do Brasil, Argentina e Portugal e propõe uma nova leitura do mundo através da literatura. A professora Regiane de Paiva, titular da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), discutiu sobre o uso da literatura em sala de aula e o grupo de teatro Ciranduís apresentou a peça “A tua ação” que fala sobre motivação e iniciativa no serviço público. A festa terminou com show de Elenide e banda e com um jantar para os professores.







quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Jornalista lança livro de contos em Jardim de Piranhas

O jornalista e escritor José de Paiva Rebouças foi convidado para lançar o seu livro Cruviana, seleção de contos contemporâneos do Brasil e do mundo, durante homenagem aos professores realizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Jardim de Piranhas, que será realizada neste sábado, 19. Durante o momento, ele discutirá sobre sua obra e seu trabalho de integração da literatura através de autores de todo o país e de outras partes do mundo, além de abrir as portas do Projeto Cruviana para que autores do município e do Seridó possam participar como autores. 
O evento, marcado para as 19h no ginásio de esporte Ernesto Pereira, contará ainda com uma palestra da professora Regiane de Paiva, titular da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), sobre literatura e ensino. De acordo com o autor, a literatura é um caminho possível para a educação, tendo em vista que através dela se conhece melhor a vida. “Não há educação sem literatura, não importa qual seja a disciplina é possível fazê-la pela literatura”, disse José de Paiva, lembrando também que ler é um processo fundamental para abrir os olhos para o mundo.

Prefeitura de Jardim de Piranhas realiza campanha contra o câncer de mama


A prefeitura de Jardim de Piranhas realiza na segunda-feira, 21, a “Caminhada Rosa”, uma iniciativa dentro do Outubro Rosa, movimento popular reconhecido internacionalmente, que tem como objetivo disseminar a importância da prevenção do câncer de mama. Até o final do mês, a Secretaria Municipal de Saúde se une a outras secretarias para realizar atividades de conscientização sobre o tema, com intuito de contribuir com o combate à doença. 
No dia 21, a caminhada sai do Centro de Referência à Assistência Social (CRAS) a partir das 8h30. Os agentes da Prefeitura farão distribuição dos laços, símbolo da campanha, de balões rosa e apitos que serão usados como alegoria na caminhada. No mesmo dia, será montada uma tenda na Praça Plínio Saldanha, onde serão oferecidos exames clínicos da mama por enfermeiras e médicas das 9:30hs às 16:hs e exames citopatológicos (preventivos) das 17:hs às 20:30hs.  
Do dia 22 até o dia 31 de outubro, as ações continuam nas Unidades Básicas de Saúde onde serão oferecidos exames clínicos para prevenção do câncer de mama e do colo do útero. A campanha que tem como tema “um toque que vale uma vida” quer ampliar a discussão sobre o tema entre as mulheres de Jardim de Piranhas e fazê-las mais conscientes quanto à necessidade da prevenção.


quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Homenagem ao dia do professor

A prefeitura de Jardim de Piranhas homenageia hoje todos os seus professores e professoras e agradece pelo empenho e trabalho insubstituível realizado diariamente dentro e fora da sala de aula. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura aproveita ainda para lembrar o adiamento das comemorações deste dia para sábado, 19, quando será realizada uma programação com palestra, lançamento de livro, apresentação teatral e um jantar especial a todos os que fazem da educação municipal de Jardim de Piranhas um caminho de esperança e mudança para o futuro do Brasil.

Prefeito Elídio vai a Brasília receber equipamentos para o Conselho Tutelar

O prefeito Elídio Queiroz está em Brasília acompanhado de seus secretários, chefe de gabinete Joãozinho Dutra, e de agricultura, Galbê Maia, para assinar, junto à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), o termo de recebimento de um veículo tipo Pálio Weekend, cinco computadores, uma impressora multifuncional, um refrigerador e um bebedouro, que serão entregues ao Conselho Tutelar de Jardim de Piranhas, permitindo que seus integrantes tenham maior mobilidade e estrutura para trabalhar. 
A conquista desses equipamentos foi uma das primeiras ações do prefeito Elídio Queiroz que, logo que assumiu o executivo em janeiro deste ano, realizou o cadastro junto à SDH solicitando a inclusão do município na lista dos contemplados. De acordo com o conselheiro tutelar Lamark Medeiros, a notícia é muito boa porque o Conselho Tutelar tem muitas necessidades já não atende somente em Jardim de Piranhas, mas em todo o Seridó e até no Sertão da Paraíba. Atualmente, o grupo utiliza o veículo da Secretaria Municipal de Assistência Social para realizar seu trabalho. 
O prefeito Elídio Queiroz disse que conhece a situação do Conselho Tutelar e sabe de sua importância para toda a comunidade, por isso, não mediu esforços para conquistar os equipamentos. “Não aparecemos na primeira lista de municípios, mas fomos atrás, batemos em muitas portas e fizemos muitos telefonemas para sermos contemplados”, destacou. No mesmo evento em Brasília, Elídio participa da celebração dos 10 anos do Disque Direitos Humanos (Disque 100), criado em 2003 com objetivo de receber denúncias e outras manifestações relacionadas aos direitos das crianças e adolescentes, assim como dos idosos, pessoas com deficiência, população LGBT, população em situação de rua e as pessoas em privação de liberdade.


domingo, 13 de outubro de 2013

Feliz dia das crianças


Prefeito Elídio inaugura mini-adutora neste sábado, em Jardim de Piranhas

A prefeitura de Jardim de Piranhas inaugura neste sábado, 12, às 10h da manhã, uma mini-adutora que beneficiará 50 famílias da comunidade rural de Santana, na extrema do município com Jucurutu. O projeto é uma necessidade antiga daquele povo vem sofrendo ainda mais devido à seca. No mesmo ato, serão “entregues” 15 mata-burros, alguns construídos, outros reformados, que são de fundamental importância para manter o controle dos rebanhos. As iniciativas são das secretarias de Obras e Agricultura. 
A solenidade contará com alguns secretários e vereadores, além do prefeito Elídio Queiroz. Após a entrega, haverá um torneio de futebol em um campo na comunidade que foi reformado pela secretaria de Esportes. De acordo com o prefeito Elídio Queiroz, essas medidas são de muita significância para as comunidades rurais, sobretudo essas mais distantes da zona urbana. “Estamos apresentando soluções simples para grandes problemas, porque estamos pensando no povo antes de qualquer coisa”, enfatizou Elídio Queiroz.



Prefeito Elídio destaca potencialidades de Jardim de Piranhas em evento do BNB

O Banco do Nordeste realizou na noite desta quarta-feira, 9, em Jardim de Piranhas, mais uma etapa do projeto FNE Itinerante, em que apresenta as vantagens desta linha de financiamento, além do balanço das ações da instituição financeira. Os agentes do banco falaram da importância da cidade para a economia da região do Seridó e assinaram mais um projeto de financiamento empreendedor para o município, conhecido pela força na indústria têxtil.

O prefeito Elídio Queiroz, que é empresário, falou da dificuldade que é trabalhar no comércio e da importância das linhas de financiamento. Ele enalteceu as linhas de crédito do Banco do Nordeste, apontando as vantagens oferecidas pela instituição, sobretudo para os clientes da região do semiárido. Elídio trouxe ainda números pouco conhecidos sobre o potencial empresarial de Jardim de Piranhas. De acordo com ele, a cidade tem mais de 240 empresas atuantes e mais de 100 micro empreendedores individuais.

O prefeito lembrou também do empenho de sua gestão em apoiar o setor de comércio, destacando a adesão do município à Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, realizada em junho deste ano. Segundo Elídio Queiroz, embora seja fundamental para diminuir despesas e ampliar as possibilidades dos micro e pequenos empresários, demorou sete anos desde que a Lei foi criada para que um gestor se interessasse por ela em Jardim de Piranhas. “Este mecanismo é fundamental para o desenvolvimento e a competitividade do setor, como estratégia de geração de emprego, distribuição de renda, inclusão social, redução da informalidade e fortalecimento da economia”, enfatizou Elídio Queiroz.

Fotos: Jael Max


quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Jardim de Piranhas realiza homenagem ao dia do professor

A Secretaria Municipal de Educação de Jardim de Piranhas transfere a homenagem ao dia do professor do dia 15 de outubro (data em que se comemora nacionalmente) para o dia 19, sábado, quando realizará um grande evento em homenagem a esses profissionais. O encontro que acontece a partir das 19h no ginásio de esporte Ernesto Pereira, será marcado por apresentação de resultados, palestras e um jantar especial para os mestres.
Na oportunidade, será lançado o livro de contos Cruviana, do escritor e jornalista José de Paiva Rebouças. No mesmo momento, a professora Regiane de Paiva, titular da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), fará uma apresentação sobre “texto literário e ensino”. O evento terá também a apresentação do espetáculo “A tua ação”, do grupo Ciranduís de Teatro.
A secretária Ália Eine de Queiroz Damásio fará as boas vindas apontando os avanços destes primeiros meses de governo do prefeito Elídio Queiroz, que também estará na ocasião levando uma mensagem para a categoria. 


terça-feira, 8 de outubro de 2013

Jardim de Piranhas recebe o FNE Itinerante do BNB


O município de Jardim de Piranhas recebe nesta quarta-feira, 9, às 18h30, na sede da Câmara Municipal, o FNE Itinerante que visa divulgar resultados do programa para micro e pequenos empreendedores. De acordo com o Gerente Executivo de Desenvolvimento Territorial do BNB, Marco Gerente Executivo de Desenvolvimento Territorial Banco do Nordeste Araújo, no encontro será divulgado o quanto foi investido no município e quanto está disponível para a área. Também será assinado um novo contrato. “Jardim de Piranhas é um município importante que possui um bom volume de aplicações e a Prefeitura tem sido uma parceira constante, não apenas nesta parte, mas também na área rural com o projeto Balde Cheio”, disse. 
O FNE Itinerante é voltado para a promoção e divulgação de acesso ao crédito do Banco do Nordeste para Empreendedores Individuais, Micro e Pequenas empresas, por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). Para o prefeito Elídio Queiroz, o evento é importante porque valoriza os pequenos empreendedores e lhes permite ampliar sua visão de crescimento. “Saber investir é fundamental para quem tem um negócio, seja ele do tamanho que for, por esse motivo, a Prefeitura está disposta a contribuir com o que for preciso, tanto que implantamos a Lei Geral que favorece muito à pequena empresa”, disse o prefeito Elídio Queiroz. 

SERVIÇO:
FNE Itinerante
Dada: 9/10/2013
Hora: 18h30
Local: Câmara Municipal de Jardim de Piranhas


sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Elídio empossa novos conselheiros do Fundeb de Jardim de Piranhas

O prefeito Elídio Queiroz deu posse aos novos membros do Conselho do Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) nesta quarta-feira, 2, em solenidade simples. Tomaram posse 15 novos conselheiros que ficarão responsáveis, juntos com outros que já estavam no posto, de acompanhar e fiscalizar as aplicações dos recursos federais para a educação no município. O Conselho é formado por membros do magistério e da sociedade civil.
De acordo com o prefeito Elídio Queiroz, o Conselho é fundamental para ajuda ao município na condução da administração dos recursos e ações educacionais, além de garantir a austeridade da administração que escuta e compartilha com o grupo seus projetos. “O Conselho é uma referência à democracia, de como a sociedade pode participar da gestão pública de forma responsável”, disse Elídio Queiroz.
Foto: Jael Max


quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Trabalho da prefeitura muda rotina de idosos em Jardim de Piranhas

Foi-se o tempo em que os avós eram aqueles velhinhos cansados e desinformados. Hoje eles buscam qualidade de vida. Em Jardim de Piranhas, o grupo de idosos é um exemplo do que querem esses jovens da terceira idade. Nesta terça-feira, 1º, quando se comemorou o dia do idoso, eles foram para a piscina, participaram de recreação, de dinâmicas e viram o dia passar como na juventude. 
É assim que tem sido o dia a dia de mais de 150 idosos dos 200 cadastrados pela Prefeitura no município seridoense. Na cidade, quem está na terceira idade têm um acompanhamento especializado do programa Estratégia da Família que inclui diversas especialidades médicas, desde nutricionistas a psicólogos, além dos profissionais do programa Saúde da Família: médicos, enfermeiros, agentes de saúde. Eles também têm prioridade no Centro Especializado de Saúde. A hidroterapia realizada toda quinta-feira é outra atividade a parte. 
A integração com outros grupos é mais uma maneira que a prefeitura achou de fazer os idosos saírem da rotina. Durante a Festa de Sant’Ana, em Caicó, eles fizeram procissão e movimentaram as ruas da cidade vizinha. Mas no dia 17 de setembro, durante a festa da padroeira de Jardim de Piranhas, Nossa Senhora dos Aflitos, eles é que foram os anfitriões, recebendo grupos de outros quatro municípios: Caicó, Serra Negra do Norte, Timbaúba dos Batistas e São José do Brejo do Cruz (PB). Mais de 1000 pessoas foram recebidas pelo município numa das maiores festas da terceira idade do Estado. Juntos, os idosos fizeram uma caminhada, tomaram café da manhã, realizaram um forró, almoçaram juntos e ainda participaram de sorteios com mais de 100 prêmios. 
Para a coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Dayse Queiroz, é muito gratificante trabalhar com os idosos principalmente quando se tem apoio. “Já ouvi de muitos coordenadores a dificuldade de trabalhar por falta de atenção dos municípios”, disse. Para a secretária de Ação Social, Cristina Queiroz, cuidar dos idosos é prioridade em Jardim de Piranhas. “Essas pessoas doaram toda a sua vida cuidando da gente, agora é hora de serem cuidadas por nós”, disse Cristina. 

Fotos: Jael Max




terça-feira, 1 de outubro de 2013

Jardim de Piranhas entra na luta contra a hanseníase


A Secretaria Municipal de Saúde de Jardim de Piranhas está realizando a Campanha de Combate à Hanseníase com o tema “dia do espelho, Jardim sem Mancha”. A Campanha, iniciada no dia 30 de setembro, acontecerá até o dia 11 de outubro. O Dia “D” dia 30 de setembro foi marcado por uma busca ativa com atendimento e triagem feita por médicos e enfermeiros na tenda da saúde e por uma blitz na praça Plínio Saldanha e comércio, com abordagem da população pelos técnicos da Secretaria de saúde e agentes comunitários de saúde, através da distribuição de panfletos e orientações sobre a doença.  
A Secretaria alerta para os que encontrarem alguma mancha no corpo, branca ou vermelha e com dormência no local, procurem um posto de saúde para realizar um teste rápido e gratuito. A Hanseníase é uma doença infecciosa que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo. Pode variar de 2 a até mais de 10 anos. A hanseníase pode causar deformidades físicas, que podem ser evitadas com o diagnóstico no início da doença e o tratamento imediato. A transmissão se dá por meio de uma pessoa doente que apresenta a forma infectante da doença.