quinta-feira, 20 de junho de 2013

Jardim de Piranhas já cumpriu meta de vacinação contra a paralisia infantil

A Prefeitura de Jardim de Piranhas conseguiu cumpriu a meta de vacinação contra a paralisia infantil no município um dia antes do encerramento da campanha. De acordo com relatório da Secretaria Municipal de Saúde, foram vacinados 96% do público alvo, 1% a mais do que a meta nacional de 95%. Ao todo, 836 crianças entre seis meses e 4 anos e 11 meses, receberam a dose. 
Em todo o Brasil, a vacinação contra a paralisia só se encerra neste sábado, 21, e até pode ser prorrogada se não conseguir cumprir a meta estabelecida, o que não acontecerá em Jardim de Piranhas. Para conseguir essa marca, a equipe da Saúde realizou um trabalho de mutirão, visitando casa a casa da cidade e zona rural. 
“Isso só foi possível graças ao trabalho dedicado dos vacinadores, agentes de saúde e demais profissionais da Saúde que se engajaram neste trabalho. O povo de Jardim tem muito a agradecer a esses profissionais”, disse o prefeito Elídio Queiroz.


Começa hoje o Arraiá Jardinense, o maior São João do Seridó.


Começa hoje em Jardim de Piranhas, o Arraiá Jardinense, o maior São João do Seridó. Até sábado, dez atrações locais, regionais e nacionais sobem ao palco montado na Praça João Maria. As atividades começam às 19h30, com festival de quadrilhas realizado pelas escolas do município. Logo após, o forró toma de conta. Nesta quinta-feira, as atrações são as bandas Arrocharme, Banda E2 e o grande sanfoneiro e embolador Amazan.
Na sexta, 21, a festa continua com Forró Pegada dos Desejos, Rodolfo Lopes e o fenômeno do forró, Roberto Vaneirão. Já no sábado, 22, vai faltar chão. Sobem ao palco Garotos Forrozeiros, Os Traquinos, o ilustre artista local Kalberg Azevedo e a dupla dos cruzeiros, uma das novas revelações do sertanejo universitário do Brasil, Romeu e Renato, direto de São Paulo.
O 1º Arraiá Jardinense é realizado pela MP eventos e promoções com apoio da Prefeitura de Jardim de Piranhas.


Jardim de Piranhas divulga programação do festival de quadrilha


A Prefeitura Municipal de Jardim de Piranhas, através da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia a programação oficial do festival de quadrilha das escolas. O evento acontece em parceria com a programação festiva realizada no centro da cidade, organizada por uma empresa particular. 
As quadrilhas juninas das escolas reunirão além das agremiações de Jardim de Piranhas, grupos de outros três municípios: São Fernando, São Vicente e Campo Grande. De acordo com o coordenador de cultura do município, Berg Bezerra, a iniciativa visa potencializar o município na área de cultura, no sentido de, no futuro, ser possível realizar festivais maiores e até profissionais com disputas de grupos. 

Confira programação
20 de junho de 2013 – (Quinta-feira)
19:30h – Abertura Oficial do Evento
20h – Apresentação de Quadrilhas da Escola Monsenhor Walfredo Gurgel (Jardim de Piranhas/RN).
20:30h – Apresentação de quadrilhas matuta do Centro de Educação Maria Norma Alves – CEMNA (Jardim de Piranhas/RN).
21h – Apresentação do Arraiá da Serra (São Fernando/RN).
22h – Atrações musicais: AMAZAN e Banda E2 (programação particular)

21 de junho de 2013 – (Sexta-feira)
19:30h – Abertura da noite
20h – Apresentação de quadrilhasdo Grupo do Sertão da Escola Municipal Professora Maria Cruz (Jardim de Piranhas/RN).
20:30h – Apresentação de Quadrilha da Escola Maria de Nazaré (Jardim de Piranhas/RN)
21h -Apresentação do Arraiá Estrela do Sertão (São Vicente/RN)
22h – Atrações musicais: Rodolfo Lopes e Roberto Vaneirão (programação particular)

22 de junho de 2013 – (Sábado)
19:30h – Abertura da noite
20h –Apresentação de Quadrilhas da Escola Evanildo Mariano (Jardim de Piranhas/RN)
20:30 – Apresentação de quadrilha estilizada do Centro de Educação Maria Norma Alves – CEMNA (Jardim de Piranhas/RN)
21h – Apresentação do Arraiá Filhos de Santana (Campo Grande/RN)
22h – Atrações musicais: Kalberg e Banda e ROMEU e RENATO. (programação particular)


Jardim de Piranhas convida servidores para discutir Previdência Própria nesta quinta-feira

A Prefeitura de Jardim de Piranhas convida todos os servidores públicos do município para participarem, nesta quinta-feira, 20, às 8h, na sede do CRAS de uma apresentação sobre Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), com o consultor Maciel Sales. A intenção é apresentar as vantagens do sistema e discutir sua viabilidade com os trabalhadores públicos. 
O RPPS vem sendo adotado por muitas prefeituras porque representa economia para o município. Segundo o ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho, a Previdência Própria é uma “alternativa benéfica para as cidades”. Ele lembra que o Rio Grande do Norte está entre os estados em que menos cidades têm o sistema. 
O prefeito Elídio Queiroz explica que a intenção da Prefeitura é apresentar a RPPS e que nada será feito sem a participação e aprovação do povo. Para isso, ele pede que os servidores participem desse encontro para tirar suas dúvidas e dar sugestão.


Comunicado – Antecipação da Feira Livre

A Prefeitura de Jardim de Piranhas comunica aos comerciantes da Feira Livre e toda a população que por motivo das comemorações alusivas a São João Batista, a feira do dia 22 de junho, será antecipada para a sexta-feira, dia 21 de junho, em conjunto com a do Mercado Público Municipal. 

Jardim de Piranhas foi inserido no Sistema Nacional de Cultura

Agora é oficial. O município de Jardim de Piranhas já está inserido no Sistema Nacional de Cultura. A publicação saiu no Diário Oficial da União do dia 14, passado. O documento significa um avanço gigantesco, permitindo que o poder executivo receba dinheiro direto do Ministério da Cultura para executar suas atividades artísticas e culturais, assim como acontece, por exemplo, em outras áreas como educação e saúde, no chamado “fundo a fundo”.
No âmbito do município, também já foi criado o Conselho Municipal de Políticas Culturais. A Câmara Municipal deu parecer favorável ao documento no dia 28 de maio e a Lei 734 foi aprovada à unanimidade. No próximo dia 12 de julho, acontece a primeira Conferência de Cultura de Jardim de Piranhas, onde será dada posse aos membros do Conselho e instituídos o Plano, o Fundo e o Sistema Municipal de Cultura.
De acordo com o prefeito Elídio Queiroz, com essas ações realizadas, o município instala, em definitivo, suas políticas públicas de cultura, o que nunca existiu nem havia sido cogitado anteriormente. “O plano tem validade de dez anos, será custeado pelos fundos municipal e nacional de cultura”, explica Elídio, lembrando que para isso, o município precisará criar uma secretaria municipal da área.
Segundo o coordenador de Cultura da Secretaria Municipal de Educação de Jardim de Piranhas, Berg Bezerra, a Prefeitura está fazendo a sua parte, que é criar as leis, mas para que tudo isso funcione é preciso que exista demanda. “Mas nós também estamos cuidando disso, mobilizando as pessoas, os artistas e os movimentos na intenção de fazer consolidar e incentivar as manifestações artísticas, culturais e sociais do município”, completou Berg Bezerra.





segunda-feira, 17 de junho de 2013

Prefeitura de Jardim de Piranhas compra novos equipamentos para o CRAS

A Prefeitura de Jardim de Piranhas comprou novos equipamentos para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) que há muito necessitava de atenção. Embora seja um dos órgãos mais importantes da Assistência Social do município, muitas vezes o trabalho era prejudicado por falta de material básico. 
Com o investimento, foram compradas 100 mesas, 200 cadeiras, uma geladeira, seis geláguas, um computador, seis armários, quatro birôs, quatro centrais de ar, cinco ventiladores e outros aparelhos necessários para a execução das tarefas diárias. 
De acordo com a coordenadora Daisy Bezerra, o Cras precisava dessa atenção há muito tempo, porque não possuía estrutura, sobretudo durante a realização de eventos. Ela explica que o Centro funciona de segunda a sexta atendendo a 130 idosos, 30 jovens do Projovem, além de todas as famílias em situação de risco que procuram o órgão diariamente. A sede do Cras é ainda o lugar de referência para receber eventos de maior público da Prefeitura




quinta-feira, 13 de junho de 2013

Funasa aprova projeto de esgotamento sanitário de Jardim de Piranhas

A Prefeitura de Jardim de Piranhas está sendo convocada pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para apresentar o projeto técnico de engenharia referente ao esgotamento sanitário do município. Os documentos devem ser apresentados até o dia 20 próximo, contendo todos os detalhes finais para que comece a ser liberado.
Jardim é uma dos 85 cidades potiguares contempladas com o benefício, orçado em R$ 16,8 milhões. A obra vai instalar o sistema de esgotamento sanitário em 100% da cidade, acabando com as fossas que poluem o lençol freático e com os esgotos a céu aberto que atraem insetos e provocam doenças. 
Atualmente, Jardim de Piranhas tem cerca de 30% dos serviços de saneamento iniciados, mas esse número é insuficiente para que a população seja beneficiada. O prefeito Elídio Queiroz explica que em cada real investido com esgotamento sanitário, se deixa de gastar R$ 4 em saúde pública, o que prova a importância vital desse investimento.
A lista de todos os municípios contemplados no Brasil e no Rio Grande do Norte e a data de apresentação estão disponíveis no link: http://www.funasa.gov.br/site/wp-content/uploads/2013/06/esgoto.pdf

terça-feira, 11 de junho de 2013

Jardim de Piranhas já vacinou 60% do público alvo contra a Paralisia Infantil

A secretaria de Saúde de Jardim de Piranhas já atingiu 60% do público alvo na campanha contra a Paralisia Infantil. A vacinação teve início neste sábado, 8, e segue até o dia 21 de junho, com a meta de atingir 95% das crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), em todo o município.

A meta está sendo alcançada porque a Prefeitura montou um trabalho conjunto envolvendo todas as equipes de saúde disponíveis e iniciando a cobertura da zona rural antes do dia D. O atendimento nas comunidades rurais teve início no dia 4, e está sendo realizado em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde de cada localidade.

A abertura oficial da vacinação (o dia D) aconteceu na Equipe da Estratégia Saúde da Família I e contou com a presença dos profissionais de saúde e das crianças do Município. Em toda a cidade de Jardim de Piranhas cinco postos de vacinação estão abastecidos para realizar a imunização contra a poliomielite.

Entenda

A paralisia infantil, ou poliomielite, é uma doença infectocontagiosa viral aguda que pode provocar sequelas permanentes ou levar à morte. O único reservatório da poliomielite é o homem. Acomete, em geral, os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, mas com sensibilidade preservada. A vacina confere proteção contra os sorotipos 1, 2 e 3, e sua eficácia é em torno de 90% a 95%, com a administração das três doses. Este é o 34º ano de campanha nacional de vacinação contra a pólio e o 24º ano sem a doença no país.

 





segunda-feira, 10 de junho de 2013

Elídio Queiroz anuncia mudança no secretariado de Jardim de Piranhas

O vice-presidente do Partido dos Trabalhadores de Jardim de Piranhas, José Humberto Costa Dutra, foi convidado pelo prefeito Elídio Queiroz para assumir a secretaria municipal de Obras e Serviços Urbanos. A medida foi tomada depois que Gilvan Juvenal entregou o cargo no último sábado, alegando dificuldades pessoais. Humberto é uma sugestão de grupo, visto que o PT é parceiro direto da administração sendo o partido que indicou o vice na chapa majoritária. 
Elídio Queiroz lamenta a saída de Gilvan e também do secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Siderley Medeiros, mas compreende a dificuldade que é atuar na gestão pública no Brasil. Segundo ele, para pessoas dinâmicas como são os ex-secretários, a morosidade do serviço público ocasionada por uma série de leis, regras e impedimentos legais acabam sendo frustrantes, visto que nada pode acontecer sem que antes seja vencida toda uma burocracia. “Para ser gestor é preciso ser técnico, mas também político, afinal de contas estamos lidando com a burocracia brasileira, mas acima de tudo, com pessoas, cada uma com uma opinião diferente e é preciso ter pulso para gerenciar tudo isso”, explica. 
O prefeito agradece o empenho e a dedicação prestados por Gilvan e Siderley e reconhece o esforço de ambos na execução de suas atividades. Elídio esclarece que esse movimento administrativo faz parte da acomodação da gestão e que acontece em todos os municípios. “O importante é que nenhuma das mudanças que têm acontecido param ou travam o andamento de nossa gestão, tanto que já indicamos um novo secretário de Obras e, muito em breve, anunciaremos outro nome para o Turismo. O município não pode parar porque ele é maior que qualquer decisão pessoal ou política”, destaca Elídio Queiroz.


sábado, 8 de junho de 2013

Prefeitura retoma obra de unidade de saúde paralisada há três anos

A prefeitura de Jardim de Piranhas recomeçou as obras da Unidade Básica de Saúde (UBS) da rua Benjamim Constant que tinha sido paralisada pela gestão anterior desde 2010. Quando parou, o serviço tinha caminhado apenas 20%. O prefeito Elídio Queiroz disse que com a retomada, será revisado o que foi iniciado e concluído todo o projeto em 100% num prazo máximo de 90 a 120 dias 

Depois de pronta, a Unidade Básica atenderá aos pacientes de pelo menos dois bairros, desafogando a Unidade Mista Francisca Pereira Mariz que tem como competência apenas o atendimento de urgência e emergência. De acordo com Elídio Queiroz, esse trabalho é mais um passo no processo de reestruturação do sistema municipal de Saúde. “Encontramos muitas dificuldades na Saúde ao assumirmos o comando do município, mas, aos poucos, estamos estruturando o setor e ampliando as opções de atendimento do município”, completou Elídio Queiroz.


Prefeitura de Jardim de Piranhas realiza capacitação de equipes da saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Jardim de Piranhas ofertou nesta quinta feira, 6, uma capacitação sobre o calendário vacinal para os profissionais de saúde das Estratégia Saúde da Família (Agentes Comunitários de Saúde, Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros). A capacitação se deu através de uma exposição dialogada sobre os tipos de vacinas ofertadas pelo Ministério da Saúde, detalhamento de cada doença prevenida e exercícios com simulação de situações com regras e exceções do esquema vacinal. 
O Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Imunização (PNI) que disponibiliza de uma grande rede de vacinas contra as principais doenças que cometem a população nacional, em especial as crianças. Visto a importância dos profissionais de saúde conhecerem e acompanharem as atualizações frequentes desse Programa. 
Jardim lança campanha contra Paralisia Infantil 
O trabalho de orientação dos profissionais da Saúde de Jardim de Piranhas tem ainda o objetivo de preparar as equipes da Saúde da Família para a campanha municipal contra a Paralisia Infantil que acontece de sábado, 8, até o dia 21 de junho. O público alvo desse trabalho são as crianças de seis meses a cinco anos. A meta no Brasil é vacinar 12,2 milhões, o que corresponde a 95% da população alvo de 12,9 milhões de crianças no País.




Justiça determina que blogueiro se desculpe com servidores da Prefeitura de Jardim de Piranhas

O assessor parlamentar e blogueiro Vito D’Luck foi orientado pela Justiça a  colocar em sua página virtual durante 30 dias, uma retratação por uma matéria que publicou no dia 27 de abril de 2013 com o título: “Será que tem fantasma na prefeitura de Jardim de Piranhas?”. O blogueiro ainda terá que se retratar em seu programa de rádio que vai ao ar das 20h00 às 22h00. Vito D’Luck usou nomes de funcionários da prefeitura municipal que foram contratado de forma legal, para supor um possível desvio de conduta do executivo, deixando a entender que todos eles seriam “fantasmas”(funcionários que ganham sem trabalhar). Para se retratar das informações falsas que deu, Vito D’Luck mantém em seus espaços midiáticos a seguinte nota:
NOTA DE ESCLARECIMENTO

Eu, Vito D´Luck, venho por intermédio deste meio de comunicação pedir desculpas aos servidores públicos municipais, ARDENES RODRIGUES GOMES DA SILVA, DAISY DE QUEIROZ BEZERRA E JOSÉ JERRY DE ASSIS, em virtude da postagem veiculada no www.vitodluck-vito.blogspot.com.br feita no dia 27 de abril de 2013 e entitulada “Será que tem fantasmas na prefeitura?, bem como no programa de rádio que vai ao ar de Segunda a Sexta feira, no horário compreendido entre as 20:00 horas ás 22:00 horas, reconhecendo que a forma como me expressei deu margem á interpretação duvidosa quanto ao cumprimento integral de seus expedientes nas referidas repartições, as quais fazem partes para cujos cargos foram nomeados e confiados desde a data de suas respectivas nomeações, sem gerar qualquer tipo de dano ao erário. Esclareço ainda que os constrangimentos experimentados pelos mesmos não fazia parte da intenção deste blogueiro, haja vista que a relação de nomes, por mim citada, não foi taxativa.


quarta-feira, 5 de junho de 2013

Jardim de Piranhas encerra semana do Meio Ambiente

A prefeitura municipal de Jardim de Piranhas por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, encerrou nesta quarta-feira, 5, a Semana Municipal de Meio Ambiente. O evento realizado no auditório do Cras reuniu uma multidão para participar do último dia de atividades. 
A Semana começou às 07h30 com concentração na praça Plínio Saldanha. Em seguida houve desfile pelas ruas da cidade ao som da banda filarmônica José Raimundo Cavalcanti. Os participantes levaram mudas de espécies nativas da região até a sede do CRAS. Às 08h15 o grupo Ciranduís de Teatro realizou apresentação teatral com o espetáculo os sete constituintes - os animais tem razão. Às 09h00, o secretário de Meio Ambiente, Jair Elói de Souza realizou palestra com o tema “Ações para preservação do Meio Ambiente”. 
Para Jair Elói, a Prefeitura realizou um evento com austeridade, mas de simbologia ímpar. “O grau de conscientização dos grupos que realizaram apresentações mostra que estamos preparados para atuar muito bem nesta área”, destacou. De acordo com ele, a Semana de Meio Ambiente representou um momento importante na história da preservação dos recursos naturais do município. “Dentro dos limites de nossas condições, ofertamos uma possiblidade de discussão, não só no contexto da Secretaria de Meio Ambiente, mas de toda a estrutura da Prefeitura”, completou. 
O ponto máximo do evento aconteceu na segunda-feira, 3, quando a comunidade, escolas, escoteiros e entidades desceram ao rio Piranhas para realizar uma limpeza simbólica de suas margens.











terça-feira, 4 de junho de 2013

Prefeito Elídio recebe equipamentos da presidenta Dilma

O prefeito de Jardim de Piranhas, Elídio Queiroz, recebeu nesta segunda-feira, 3, em Natal, das mãos da presidenta Dilma Rousseff as chaves de uma motineveladora e de uma retroescavadeiras, equipamentos que serão usados para ampliar as ações no município e apoiar os trabalhadores rurais que ainda são vitimados pela estiagem. 
O ato de recebimento das chaves foi transmitido para todo o País através da NBR, TV estatal, que acompanha a presidência da república. A solenidade foi acompanhada ainda pela imprensa de todo o Brasil e contou com a participação das principais autoridades potiguares, além da maioria dos prefeitos do Estado. 


Elídio destacou a importância desses equipamentos, sobretudo, dos investimentos do governo federal para a ampliação das ações no município. “Como parceiro do governo da presidenta Dilma, fico muito otimista com atitudes como que nos permite trabalhar com mais autonomia.


sábado, 1 de junho de 2013

Prefeitura Municipal realiza Semana Municipal do Meio Ambiente


CONVITE
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Jardim de Piranhas-RN - SEMMA convida a população em geral a participar da "SEMANA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE", que acontecerá na sede do CRAS, localizada no Centro Social Padre João Maria, no período de 02 a 05 de junho do presente ano.

Atenciosamente,
Jair Eloi de Souza
Secretário do Meio Ambiente
------------------------------------------------------------------------------------

PROGRAMAÇÃO

DOMINGO 02.06.2013
07:00hs - Concentração na praça Plínio Saldanha
07:30hs - Caminhada até o Rio de Neguinho, onde acontecerão atividades esportivas e limpeza do Rio Piranhas.
09:00hs- Encontro embaixo da ponte, momento de lazer.
09:45hs - Coffe-break
10:00hs - Continuação da limpeza do Rio Piranhas.
11:00hs - Encerramento.

SEGUNDA-FEIRA, 03.06.2013
19:00hs - Abertura
19:30hs - Composição da mesa
19:45hs - Apresentação do grupo de flauta
20:00hs - Apresentações Culturais das escolas da cidade. (música, teatro, dança, entre outras, com temas relacionados à preservação do Meio Ambiente).

TERÇA-FEIRA, 04.06.2013

19:00hs - Abertura
19:15hs - Composição da mesa
19:30hs - Palestra com a professora e nutricionista Cordélia Maria, “SAÚDE E MEIO AMBIENTE.”
20:30hs -Show com Kalberg Azevedo.

QUARTA-FEIRA, 05.06.2013 (DIA DO MEIO AMBIENTE)
07:30hs - Concentração na praça Plínio Saldanha, em seguida desfile pelas ruas da cidade ao som da banda filarmônica José Raimundo Cavalcanti, onde levaremos mudas de espécies nativas da nossa região até a sede do CRAS.
08:00hs - Abertura e composição da mesa.
08:15hs - Apresentação teatral sob coordenação do grupo de teatro ciranduís (os sete constituintes e os animais tem razão).
08:45hs - Coffe- break
09:00hs - Palestra com Dr. Jair Eloi de Souza secretário Municipal do Meio Ambiente (Ações para preservação do Meio Ambiente).

Uma realização da Prefeitura Municipal de Jardim de Piranhas, prefeito Elídio Queiroz com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente em parceria com as Secretarias de Saúde, Educação e Cultura, Obras e Ação Social.